Há inúmeras alterações na vida da criança, como a mudança de professor, de colegas, entre outras que não são fáceis para todas as crianças de maneira igual. Pois à crianças que tem mais resistência à mudança do que outras.
Durante o 1º ciclo, entre os 5/6 e os 10 ou 11 anos, a criança desenvolve uma maior consciência de si e do outro. Alarga a sua visão do mundo e começa a desenvolver o ser pensamento e raciocínio. Começa agora a realizar operações mentais mais complexas e a expressar qualidades e sentimentos através das palavras.
Inicia também uma consciência em si, a comparação com os seus pares, procurando diferenças e semelhanças.
A partir do 1º ciclo e durante toda a vida escolar, a criança depara-se com uma série de entraves comunicativos e relacionais dos quais é difícil para quem fala fluentemente ter, a priori, consciência. A gaguez não está diretamente relacionada com a inteligência, contudo, temos de ter em conta que as crianças com gaguez poderão não ser capazes de transmitir o que sabem ou revelar as suas opiniões, devido à dificuldade de falar fluentemente.
Várias experiências rotineiras de contexto escolar são experienciadas de forma desagradável e causam danos emocionais e psíquicos.
Como por exemplo:
- Fazer uma apresentação à turma;
- Apresentar-se à turma no primeiro dia de aulas;~
- Fazer amizades no intervalo;
- Falar em grupo e acompanhar a velocidade de fala dos colegas (aliado às interrupções constantes que existem quando não há regras comunicativas bem definidas)
- Falar com os professores;
- Fazer pedidos no bar da escola, com a fila normal de gente para atender;
- Iniciar relacionamentos amorosos;
- Escolher uma profissão em que a fala não seja requisito principal;
Fonte: Livro "Gaguez da infância à adolescência" de Mónica Gaiolas.
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