terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como detetar a gaguez?

Para que os pais, educadores/professores e todos os profissionais ligados à saúde possam distinguir disfluência normal de gaguez, é importante que saiba o que é a gaguez do desenvolvimento. Essa distinção é fundamental para a identificação de crianças de risco quanto a gaguez.

  • Fluência de fala refere-se ao fluxo contínuo e suave da produção da fala
  •  Disfluência é qualquer rompimento no fluxo de fala, comum a todos os falantes, que ocorre quando a integração entre os sistemas cerebrais não é sincronizada.
  • Gaguez é a disfluência que não permite a pronta recuperação do equilíbrio dos sistemas cerebrais, devido a várias causas, dentre elas, a influência de fatores genéticos, biológicos e socio ambientais
A quebra da fluência é algo habitual na fala das crianças em idade de estruturação da linguagem, o que contribui para confirmar o termo “disfluência comum”, e que difere em vários aspectos quando comparadas com as consideradas com gaguez

Durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem ocorre variação no grau da fluência, provenientes das incertezas morfo-sintático-semânticas e do amadurecimento neuromotor para os atos da fala.
A gaguez que ocorre durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem, chamada de gaguez do desenvolvimento, pode ocorrer até os 12 anos de idade. Esta caracteriza-se como uma desordem crónica, mesmo que possa apresentar períodos de fluência de fala, impedindo a produção da fala contínua, suave e sem esforço, em alguns momentos. 

Tipos de disfluências normais:

  1. Repetições (Posso...posso brincar? Eu... Eu... quero o carro)
  2. Reformulações do discurso (Posso ir... o Pedro vai ao parque... podemos ir?)
  3. Silêncios curtos entre as palavras (Aquele cão é...estranho)
  4. Prolongamentos curtos de sons ( ooo primeiro sou eu!)
  5. Interjeições  (Espera, aaa, vou contigo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário